segunda-feira, 2 de abril de 2018

'Vale a pena ver de novo', versão 2018 - 2020 começou o jogo na política de Jataúba

O ano de 2018 poderá ser um divisor de águas na política da pacata cidade de Jataúba no Agreste Pernambucano, depois de uma longa novela que culminou na candidatura do ex-vereador Chico de Irineu (PODE) a prefeito do município o resultado final parecia ter sido um sinal de que o município não comportaria três alas políticas, no entanto, como um vulcão que estava adormecido Chico agora ressurge das cinzas e ao lado do vereador Firoca juntou novamente o grupo que vem se fortalecendo a cada dia.

Um detalhe a ser observado é que o ressurgimento do grupo de Chico denominado terceira via, tem afetado os dois grupos tradicionais da cidade, denominados jacaré e boca de porco, aliados inclusive de primeira linha que militaram ao lado do prefeito Antônio de Roque estão hoje no grupo liderando por Chico e Firoca, sem falar que vários nomes do grupo de oposição liderado por Fábio Mamão também abraçaram o projeto terceira via no município que tem levado o discurso do novo e apresenta como opções para deputados, Alessandra Vieira (PSDB) e Sílvio Costa Filho (PRB).

Uma jogada de mestre do grupo foi o início do programa ‘Avante Amigos’ que vai ao ar todos os sábados pela Jataúba FM onde o grupo além de ganhar visibilidade no município e na região, também dispõe de um espaço onde durante duas horas expõe os problemas do município e tenta mostrar a população que o município precisa de uma nova opção política.

Diante de todos os fatos, 2018 servirá de mote para 2020 onde o grupo pretende apresentar um candidato e mais uma vez concorrer a prefeitura do município tentando desbancar as duas principais lideranças no município Antônio de Roque e Mamão. Um exemplo próximo de algo dessa natureza aconteceu nas eleições de 2016 na cidade de Toritama onde o atual prefeito Edilson Tavares que era tido como terceira via desbancou Odon Ferreira prefeito na época e Lucinha que eram favoritos e venceu as eleições, outro município que vem com uma terceira via forte é Brejo da Madre de Deus com o grupo liderado por Rubinho Nunes, é bom os velhos caciques colocarem as barbas de molho e abrir o olho.

No caso específico de Jataúba, será que tanto Antônio quanto Mamão explorarão mais a mídia para não perder espaço? Assistirão de camarote a ascensão da terceira via? Repetir-se-á em 2020 a mesma novela de 2016? Quem perde mais diante de tudo o que está acontecendo, situação ou oposição? Será Mamão vencido pelo desgaste político de já ter perdido quatro eleições pra prefeito? Serão Chico e Firoca premiados pela ousadia? Será o prefeito penalizado pelo comodismo? No final quem subsistirá, o comodismo, o desgaste ou a ousadia? Quem viver verá, afinal de contas 2018 já chegou e 2020 é logo alí.


Jota Silva / Agreste No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário