quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

PMDB trocou a capa, mas o conteúdo continua o mesmo

Resultado de imagem para mdb
O PMDB decidiu ontem abolir o “P” de partido político, deixando apenas a sigla de três letras (MDB) dos tempos de sua fundação (1966). É um retorno ao seu passado, quando abrigou em seus quadros durante mais de uma década todas as forças políticas que se opunham ao governo militar. Parafraseando Thales Ramalho, de saudosa memória, que foi secretário geral do partido durante vários anos, o MDB ao longo do tempo incorporou de “nazistas” a “comunistas” em torno de sua única e importante bandeira: a luta pela redemocratização do país. E foi pela luta dos seus membros que o Brasil conquistou a anistia em 1979, a revogação dos atos institucionais, as eleições diretas para prefeitos de capitais e os governos dos estados, a Assembleia Nacional Constituinte e a eleição direta para presidente da República. 
Era um tempo em que o PMDB tinha em seus quadros Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Thales Ramalho, Marcos Freire, Pedro Simon, Fernando Lyra, Itamar Franco, Waldir Pires, Miguel Arraes, Teotônio Vilela, Renato Archer e outros mais. Agora, para livrar-se do “P” de partido, o senador e presidente nacional da legenda, Romero Jucá, resolveu trocar-lhe o nome. Muda-se a capa, porém o conteúdo permanece o mesmo e sem nada que lembre, ainda que remotamente, os tempos gloriosos em que o partido era comandado por Ulysses Guimarães.
Intervenção – Por ironia da história, caberá ao senador Romero Jucá, egresso dos quadros da Arena, ao qual o velho MDB fazia oposição, decretar intervenção no diretório de Pernambuco, afastando Raul Henry da presidência do partido para entregá-lo a Fernando Bezerra Coelho.
História – Raul Henry é “cria política” de Jarbas Vasconcelos, cuja história política se confunde com a história do PMDB-PE. Jarbas tentou segurar o comando do partido apelando para Michel Temer, com quem sempre teve um relacionamento cordial, mas não adiantou.

Por Inaldo Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário